O ano de 2022 chegou cheio de excelentes perspectivas sobre o mercado imobiliário e está se mantendo até o seu final. Sendo assim, comprar um lote é um ótimo negócio para você que pensa em construir uma casa ou fazer um investimento.

Mas independentemente do motivo, antes de efetuar a compra, é importante pesquisar quais são as principais orientações e o que o mercado está ofertando no momento.

1 — Planeje-se financeiramente

Este é um ótimo momento para investir na compra de um lote, onde os valores praticamente se mantiveram sem reajustes expressivos, além disso, existe uma grande oferta de crédito pelas instituições financeiras para o financiamento imobiliário, tanto para a aquisição do terreno e a construção quanto para a aquisição somente do terreno.

Por isso, é hora de aproveitar o momento de oferta de crédito e a estabiliade dos valores, para pagar mais barato nesse investimento e garantir o sonho da casa própria. Investir em lote é um negócio seguro e rentável, com muito menos risco do que investimentos na Bolsa de Valores, por exemplo.

Faça um planejamento financeiro e calcule tudo o que será investido. Se possível, reserve um montante para imprevistos. Outra vantagem de comprar um lote é que a burocracia envolvida na manutenção do lote (IPTU, taxas municipais e impostos) é geralmente menor do que a de um imóvel construído.

Vale ressaltar que o potencial de valorização de imóveis é alto, e você pode comprar agora por um valor competitivo e pode obter lucros muito superiores aos investimentos tradicionais financeiros.

2 — Pesquise a região

Antes de comprar um lote, visite o bairro, procure conhecer as comodidades que estão por perto e colha o máximo de informações sobre o local.

Um fator a se considerar sobre a localidade é uma tendência que se criou devido ao isolamento social dos últimos dois anos. Antes, as grandes metrópoles eram supervalorizadas, mas agora, com a modalidade de trabalho remoto (home office) que foi e é realidade para muitos nesse momento, houve uma flexibilização do local onde se mora.

Com isso, estimulou-se a procura por casas no interior, seja para morar, passar uma temporada ou as férias. Além da compra, a procura por aluguel no interior cresceu também, isso porque muitas pessoas decidiram alugar para testar as opções disponíveis em cada cidade, para depois escolher a nova moradia. Esta movimentação é benéfica para quem pensa em investir em imóveis para vender ou alugar.

3 — Tire todas suas dúvidas

Converse com os corretores e com os responsáveis da loteadora a qual você quer fazer negócio. Comprar um lote é um investimento muito importante e ele precisa ser certeiro. Então não hesite e tire todas suas dúvidas, é para isso que os profissionais estão ali e com certeza te atenderão com prazer.

Agende conversas e visitas quantas vezes for necessário. As visitas são muito importantes para você ter certeza que realmente aquele imóvel te conquistou!

4 — Você poderá construir do jeito que quiser

Um grande benefício de comprar um lote em vez de comprar uma casa pronta é que você pode começar do zero e construir a casa do jeito que sempre sonhou. Você pode fazer desse processo um verdadeiro projeto pessoal.
Outra grande vantagem é que você pode construir aos poucos, de acordo com os recursos que possui ou então financiar com um banco a sua construção e já poder se mudar para o novo lar após a finalização da obra.

Além disso, se quiser vender, vai poder cobrar um valor muito mais alto do que gastou para construir!

Invista com a AVT

Conheça excelentes opções de empreendimentos para morar ou investir. Visite agora mesmo e surpreenda-se!