Se você sonha em construir uma casa totalmente adaptada às suas necessidades e da sua família, comprar terreno é a primeira etapa a considerar. Embora pareça mais prático optar por uma casa pronta, a escolha de construir pode ser até mais vantajosa.

Assim como em muitas situações da vida, nem sempre o caminho mais curto é o mais interessante a seguir. Ao longo desta postagem vamos mostrar os benefícios de escolher construir casa em vez de comprar uma já concluída, acompanhe!

06 Benefícios de comprar terreno para construir

Veja quais são os principais motivos para comprar um lote e tirar do papel o sonho de construir a sua casa!

1. Investir em uma região com potencial de valorização

Em muitas cidades existem áreas em desenvolvimento, que com o tempo irão se valorizar através da construção de lojas, escolas, parques e outros estabelecimentos no seu entorno.

Nesse caso, investir em terrenos em regiões assim tem grandes chances de trazer retornos interessantes. Afinal, o montante pago no lote e investido na construção será menor do que o valor de venda que a casa poderá alcançar futuramente.

2. Construir um imóvel personalizado

Ao comprar uma casa já construída é necessário se adaptar ao projeto, algo complicado, especialmente para famílias. Por outro lado, quem opta por comprar terreno pode construir um imóvel totalmente adaptado ao seu estilo de vida e necessidades.

Inclusive, dá para manter alguns detalhes da estrutura preparados para uma eventual mudança futura. Como, por exemplo, a construção de um segundo andar caso a família cresça, de uma piscina no quintal e o que mais o projeto permitir.

3. Pagamento facilitado

A compra de um terreno pode ser mais simples do que a de um imóvel. Além de ter um valor mais baixo do que de uma casa finalizada, o pagamento poderá ser feito de diferentes formas, conforme as opções oferecidas pela incorporadora. 

Assim, é possível encontrar parcelas que caibam no bolso e, em seguida, se planejar para iniciar a obra.

4. É um investimento flexível

Comprar um lote para construir é um investimento flexível, pois é possível se planejar para cada etapa, conforme as finanças pessoais e o momento da vida. Mais um aspecto positivo é a priorização do que considerar essencial para investir mais dinheiro ou realizar em primeiro lugar.

Em um período de maior folga financeira, dá para agilizar a obra ou, se for preciso, desacelerar nos meses mais apertados. Essa é uma opção que não se tem ao financiar uma casa pronta, pois as parcelas são fixas.

5. Garantia de uma construção de qualidade

Construir a própria casa é ter a garantia de usar materiais e mão de obra de qualidade, o que pode evitar diversos tipos de dor de cabeça no futuro. Afinal, mesmo que pesquise a reputação da construtora, nem sempre é possível ter certeza de como o imóvel foi construído.

Infiltrações, vazamento, entupimentos, rachaduras e pisos soltando são apenas alguns dos problemas que podem surgir em um imóvel mal construído ao longo dos anos. Com você no controle da obra esses riscos serão reduzidos drasticamente.

6. Economia

A diferença entre os valores de construir uma casa e comprar pronta pode representar até 30% do valor total do imóvel, em média. Isso significa que, optando pela compra do lote e investimento na obra, é possível alcançar uma economia bastante alta.

O valor poupado poderá ser empregado em detalhes da própria construção ou ser retirado do planejamento, tornando o projeto mais acessível.

Dicas para comprar terreno e fazer um bom negócio

Agora que você conheceu bons motivos para comprar um terreno, confira dicas para fazer um bom negócio!

  • Analisar o potencial de crescimento da região;
  • Considerar as suas necessidades e da sua família em relação à localização;
  • Verificar se o loteamento oferece estrutura completa, como sistemas de guia, pavimentação, energia elétrica, água potável e esgoto;
  • Considerar se o terreno oferecido está de acordo com o tipo de casa que deseja construir;
  • Verificar os prazos para liberação de início da construção;
  • Buscar uma incorporadora de confiança e com boas referências, como a AVT!

Entre em contato para conhecer os nossos empreendimentos e encontrar o terreno perfeito para construir o seu sonho!