Rio Preto é uma cidade de muitos encantos, ideal para quem busca a tranquilidade do interior, mas não abre mão de uma infraestrutura de qualidade e localização estratégica. E tudo isso por um custo de vida baixo!

Incrível, não é mesmo? Continue acompanhando para saber como realizar o sonho de morar bem escolhendo São José do Rio Preto.

Sobre São José do Rio Preto

A cidade de São José do Rio Preto está localizada no interior de São Paulo, oferecendo qualidade de vida e muitos atrativos. Fundada em 1852, cresceu a partir das margens do Rio Preto e se tornou um importante centro econômico, cultural e educacional na região noroeste do estado.

Em se tratando de economia, se destacam: comércio, prestação de serviços e indústria. O município também é um centro cultural e educacional importante, abrigando diversas instituições de ensino superior e uma cena cultural diversificada, que inclui teatros, museus e eventos culturais ao longo do ano.

O Teatro Municipal Paulo Moura é um dos destaques culturais da cidade, atraindo apresentações artísticas de renome. Além disso, há uma infraestrutura robusta de serviços públicos, parques, áreas de lazer e uma série de opções de entretenimento.

São José do Rio Preto é uma boa cidade para se viver?

O censo realizado em 2022 mostra que sim, Rio Preto é uma boa cidade para se viver. Afinal, houve um aumento de 17,68% na população rio-pretense em relação ao último recenseamento, realizado em 2010, somando hoje 480.439 habitantes.

Vale mencionar que, considerando a composição urbana do município, ou seja, os moradores de cidades vizinhas que vão até Rio Preto para estudar ou comprar nos comércios, o número salta para 660.781.

Confira, a seguir, uma lista de motivos para escolher Rio Preto para se viver.

Localização estratégica

Rio Preto tem uma localização estratégica, estando próxima a outras importantes cidades do interior de São Paulo, como: Ribeirão Preto, Bauru, Barretos, Ibitinga, entre outras. A distância do município até a capital paulista é de 400 km.

Custo de vida baixo

O custo de vida de uma cidade é um importante fator a ser observado, afinal, isso impacta diretamente o bem-estar da população. Se comparado com a capital do estado, Rio Preto chega a ter um custo de vida até 40% mais baixo.

Nisso se incluem despesas relacionadas à moradia, saúde, transporte, educação, comércio, entre outros.

Comércio desenvolvido

O setor terciário, que engloba as atividades de comércio e prestação de serviços, se destaca no PIB (Produto Interno Bruto) de Rio Preto. Isso se deve, especialmente, ao comércio da cidade, que é bastante desenvolvido, atraindo clientes também de cidades vizinhas.

Falando apenas de shoppings centers, o município possui seis, sendo eles: Fashion Center, Iboruna Shopping, Iguatemi, Lake Center, Praça Shopping e Rio Preto Shopping Center.

Saúde de qualidade

A estrutura de saúde rio-pretense é bastante completa, somando mais de 150 estabelecimentos de saúde, entre públicos e privados. Considerando apenas hospitais, são mais de dez para atender a população.

Educação de excelência

Outro quesito no qual a cidade se destaca é a educação. São 140 escolas de ensino fundamental, 64 de ensino médio e 42 instituições de nível superior.

Em  2017, o IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi de 6,9 para o 5º ano e 5,2 para o 9º ano. Assim, a cidade superou as metas, ficando acima das médias estadual e nacional.

Clima agradável

A cidade possui um clima tropical, com invernos amenos e verões quentes, o que é ideal para quem gosta de aproveitar o ar livre durante todo o ano.

Para se ter uma ideia, em julho, que é tradicionalmente um mês frio na região sudeste do Brasil, a temperatura em Rio Preto pode chegar a 27 °C.

Diversas opções de lazer

Mais uma prova de que Rio Preto é uma ótima cidade para se viver são as diversas opções de lazer. Além dos shoppings centers já mencionados, há teatros, museus e diversos parques para passeios ao ar livre, diversão para crianças e a prática de atividades físicas. São opções que agradam toda a família!

Viu só quantos benefícios você poderá ter ao escolher essa cidade para morar? Conte com a AVT Incorporadora para encontrar o lote perfeito para construir o seu imóvel!