Está pensando em comprar um terreno e construir a sua casa em Santa Bárbara d’Oeste? Então confira o guia que preparamos com alguns dos principais passeios e atrações dessa cidade do interior de São Paulo que reúne cultura, história e qualidade de vida.

Conheça Santa Bárbara do Oeste

Com população estimada em cerca de 194 mil habitantes, a cidade de Santa Bárbara d’Oeste está localizada no interior de São Paulo, sendo parte da microrregião de Campinas.

É o primeiro e único município do Brasil fundado por uma mulher. Em 1818, Margarida da Graça Martins doou uma parte de suas terras para a construção de uma capela para homenagear Santa Bárbara. Assim, o vilarejo se desenvolveu, dando origem à cidade de mesmo nome.

Outro pioneirismo de Santa Bárbara do Oeste está relacionado ao mercado automobilístico. Foi em uma fábrica barbarense que o primeiro automóvel feito no Brasil foi produzido. Trata-se do modelo Romi-Isetta, fabricado pela Romi S.A.

No século XIX, muitos imigrantes chegaram à cidade, vindos dos Estados Unidos. Esse fenômeno resultou em uma forte influência na cultura local, incluindo técnicas agrícolas, eventos culturais e crenças religiosas, elementos que contribuíram para a criação da identidade de Santa Bárbara do Oeste.

10 Passeios para fazer em Santa Bárbara do Oeste

Agora que já sabe um pouco mais sobre a cidade, confira uma seleção incrível de passeios para fazer em Santa Bárbara. Tem opções para todos os gostos!

1. Cachoeira do Sapezeiro

Um verdadeiro refúgio natural localizado em Santa Bárbara d’Oeste! Com suas águas límpidas rodeadas por uma exuberante vegetação, a Cachoeira do Sapezeiro oferece aos visitantes a oportunidade de relaxar e se refrescar em meio à natureza.

2. Caminho dos Flamboyants

Esse é um passeio imperdível para os amantes de belas paisagens. Durante a época de floração, o  Caminho dos Flamboyants se transforma em um verdadeiro túnel de flores vermelhas e vibrantes, criando uma atmosfera encantadora.

3. Cemitério dos Americanos

Esse é um local histórico que remete ao passado de Santa Bárbara d’Oeste, além de possuir uma arquitetura única. Nesse cemitério estão sepultados norte-americanos que contribuíram para o desenvolvimento da região durante o final do século XIX. Apesar de parecer inusitado conhecer um cemitério, vale a visita!

4. Monumento à Romi-Isetta

O Monumento à Romi-Isetta é uma homenagem à história automobilística e industrial de Santa Bárbara d’Oeste. Localizado na entrada da cidade, celebra o primeiro carro de passeio fabricado em série no Brasil. Vale a pena passar por lá para tirar uma foto!

5. Museu da Imigração

Visitar o Museu da Imigração de Santa Bárbara d’Oeste é dar um mergulho na rica história da cidade e de seus imigrantes. As exposições retratam as influências culturais, oferecendo a oportunidade de compreender as origens e a evolução da região.

6. Parque Araçariguama

Com trilhas, áreas de lazer e uma atmosfera relaxante, o parque é um convite para atividades ao ar livre, como caminhadas e piqueniques. Aberto 24 horas por dia, é o local perfeito para a prática de atividades físicas e outros tipos de experiências em contato com a natureza.

7. Parque dos Ipês

O Parque dos Ipês é um local encantador, especialmente durante a temporada de floração, quando as árvores se enchem de cores vibrantes. Com áreas de recreação, trilhas e espaços para relaxar, é um ótimo destino para famílias e amantes da natureza.

8. Parque dos Jacarandás

Com 55 mil metros quadrados, o Parque dos Jacarandás é mais um espaço tranquilo da cidade dedicado ao lazer e à prática de atividades físicas.

O local possui estrutura para diversas opções de esporte, como: ciclovia, quadra de basquete, pista de skate, academias ao ar livre, playgrounds, entre outras. Além disso, possui belíssimos cenários, como o Teatro de Arena, o mirante e o relógio solar.

9. Teatro Municipal Manoel Lyra

O teatro é o coração cultural da cidade, oferecendo uma programação diversificada de peças teatrais, concertos e eventos artísticos. Seu nome é uma homenagem a um pioneiro do teatro no interior de São Paulo, alguém que dedicou sua vida à arte e ao teatro.

10. Usina Santa Bárbara

A Usina Santa Bárbara é um marco histórico que evoca a memória da industrialização na região. Desativada em 1995, hoje é utilizada para a realização de eventos, como o Santa Bárbara Rock Fest, Feira das Nações e a Festa da Negadinha da Usina, um reencontro com ex-moradores do local.

Além desses pontos turísticos, Santa Bárbara D’Oeste possui shoppings centers, diversos bares e restaurantes. Sem dúvidas, uma cidade incrível para quem busca tranquilidade e qualidade de vida, mantendo-se próximo de importantes capitais.