Se você está em busca de uma cidade que reúna tranquilidade e opções de entretenimento, seja para passear ou morar, precisa conhecer São José do Rio Preto SP, localizada no interior do estado.

Continue lendo para saber mais sobre a cidade, conhecer curiosidades, conferir dicas de turismo e até de onde morar em São José do Rio Preto. Vamos lá?

5 Curiosidades sobre São José do Rio Preto SP

Veja algumas curiosidades sobre a cidade de São José do Rio Preto e, através delas, conheça um pouco melhor a cultura rio-pretense.

1. Um dos patrimônios históricos da cidade quase foi transformado em parque de diversões

Às margens do Parque da Represa está localizado o Complexo Swift de Educação e Cultura, um conjunto de prédios onde, desde 1944, funcionava a sede da Companhia Swift do Brasil, empresa hoje pertencente à JBS.

No final dos anos 90, Beto Carrero, nascido em São José do Rio Preto, tentou transformar o local em um dos seus parques de diversão. No entanto, após pressão dos moradores, o projeto não seguiu adiante.

Hoje no local funciona um teatro, sendo o segundo maior do estado de São Paulo, e todas as características da construção, que possui estilo britânico manchesteriano, foram mantidas.

2. Famosos que nasceram ou moraram em São José do Rio Preto

Beto Carrero não é o único rio-pretense famoso, além dele outras figuras célebres nasceram na cidade, como:

  • Zé Neto e Cristiano, os cantores que formam a dupla sertaneja nasceram na divisa de Ipiguá com Rio Preto.
  • Renata Ceribelli, jornalista, que ganhou destaque no Fantástico, da Rede Globo;
  • Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week.

3. Time de futebol que venceu o Pelé

O América Futebol Clube, time de São José do Rio Preto, gerava grande preocupação a Pelé na década de 60. Em 1963, a equipe rio-pretense venceu o Santos, time do Rei, no estádio Mário Alves Mendonça, demolido em 1996.

4. Capivara: animal símbolo da cidade

Por conta da abundância de capivaras, especialmente no Parque da Represa, o animal se tornou um símbolo de São José do Rio Preto. Por isso, é comum encontrar na cidade comércios, bandas de rock e até times de vôlei com nomes que fazem referência aos simpáticos roedores.

5. Nome da cidade

O nome São José do Rio Preto foi criado a partir da junção de São José, padroeiro da cidade, e Rio Preto, o rio que corta o município.

O detalhe curioso é que em 1906 o nome foi reduzido para apenas Rio Preto. No entanto, após grande pressão dos moradores, em 1945 o município voltou a se chamar São José do Rio Preto.

Pontos turísticos de São José do Rio Preto

Confira algumas sugestões de locais que você precisa conhecer ao visitar São José do Rio Preto. Tem opções para todos os gostos e idades!

Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida: considerada uma das mais bonitas do estado de São Paulo, é visitada por devotos durante o ano todo.

Cachoeiras: são diversas opções na cidade, como: Cachoeira do Miltão, Cachoeira do IPA, Cachoeira do Mirassol, Cachoeira do Talhadão e Cachoeira da Macumba.

Catedral da Sé de São José: é considerada o marco zero da cidade, pois no local foi construída a primeira capela rio-pretense, em 1852.

Mercado Municipal de São José do Rio Preto: inaugurado em 1944, abriga cerca de 100 lojas, que comercializam produtos diversos, como: alimentos, plantas, peças artesanais, itens esotéricos etc.

Museu de Arte Primitivista (José Antônio da Silva): o local foi inaugurado em 1980 com peças doadas pelo próprio artista, que além de pintor, também foi escultor, desenhista, escritor e repentista.

Parque Cidade da Criança: com nome autoexplicativo, é um espaço dedicado à diversão dos pequeninos, com diversos brinquedos e um amplo gramado.

Parque da Represa Municipal: considerado o cartão postal de São José do Rio Preto SP, o parque reúne diversas espécies de animais silvestres e peixes, sendo um ótimo local para a prática de atividades físicas e passeios em família. 

Parque Ecológico Educativo (Danilo Santos de Miranda): com cerca de 250 árvores e diversos brinquedos, é um ótimo destino para adultos e crianças se divertirem juntos enquanto têm contato com a natureza.

Pinacoteca Municipal: com um acervo que reúne pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e objetos em diferentes estilos, é o passeio perfeito para apreciadores da arte.

Onde morar em São José do Rio Preto?

Muitos que vão a São José do Rio Preto para fazer turismo acabam se apaixonando pelo clima de cidade do interior, que tem como diferencial reunir tranquilidade e desenvolvimento. 

O Residencial Jatobás é ideal para quem deseja construir seu imóvel residencial ou comercial e desfrutar dos benefícios de morar em um bairro planejado, próximo a escolas, comércios e supermercados!

Para mais informações, visite o plantão de vendas ou entre em contato com a AVT Incorporadora!