Localizada no noroeste do estado de São Paulo, São José do Rio Preto foi eleita a terceira melhor cidade para se viver no Brasil, de acordo com a pesquisa Desafios da Gestão Municipal, realizada pela Macroplan, empresa especializada em consultoria.

Na publicação de hoje vamos falar mais sobre a pesquisa e os fatores que levaram São José do Rio Preto a alcançar essa colocação. Acompanhe e conheça melhor essa opção incrível para quem deseja morar no interior e ter mais qualidade de vida.

São José do Rio Preto SP é destaque no ranking Desafios da Gestão Municipal

A Macroplan é uma consultoria especializada em gestão pública e estratégica que realiza periodicamente a pesquisa “Desafios da Gestão Municipal”, com o ranking das melhores cidades para se viver no Brasil. Seu objetivo é avaliar a qualidade de vida e a gestão pública nos municípios brasileiros.

Para chegar ao resultado foram analisados aspectos como: educação, saneamento, saúde e segurança. São José do Rio Preto alcançou o terceiro lugar no ranking geral, que considerou os 100 maiores municípios brasileiros.

Confira alguns números que contribuíram para esse resultado:

  • 6,7 pontos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ensino Fundamental I e 5,3 do Ensino Fundamental II na rede pública, notas maiores do que a média dos 100 municípios analisados;
  • 100,0% das crianças de 4 a 5 anos matriculadas na pré-escola;
  • 100,0% de cobertura da coleta de resíduos domiciliares;
  • 96,0% no índice de abastecimento de água;
  • 93,5% no índice de atendimento total de esgoto;
  • Proporção de 88,5% dos nascidos vivos com sete ou mais consultas pré-natal;
  • Taxa de 60,9% na cobertura de equipes na Atenção Básica. 

Por que morar em São José do Rio Preto?

Além dos pontos considerados pelo ranking das melhores cidades do Brasil, São José do Rio Preto possui uma série de atrativos para quem a escolhe como lar. Veja, a seguir, uma lista de motivos para morar no município.

Qualidade de vida

Um dos principais motivos que levam as pessoas a saírem das capitais e irem para o interior é a busca por mais qualidade de vida. Isso significa ter em Rio Preto uma rotina mais leve, com deslocamento facilitado, longe da poluição e diversas características que estimulam um estilo de vida mais leve.

Localização estratégica

Ao mesmo tempo que há essa busca pelo interior, uma preocupação geral de quem toma essa decisão é a proximidade com grandes centros. São José do Rio Preto fica a 445 km da capital paulista e tem acesso facilitado a rodovias importantes, como Assis Chateaubriand, Washington Luís e Transbrasiliana.

Diversas opções de lazer

Opções de lazer não faltam para a população rio-pretense, são diversos parques, teatros, centros culturais, restaurantes, shoppings, estádios esportivos e muito mais! Pessoas com diferentes faixas etárias e estilos de vida são contempladas.

Custo de vida baixo

Comparando o custo de vida de São José do Rio Preto com São Paulo, a diferença entre produtos e serviços pode chegar a 95%, segundo dados da plataforma colaborativa Custo de Vida.

Considerando apenas o quesito moradia, os preços no interior são de 28 a 83% mais baixos do que na capital.

Comércio forte

Não pense que, por morar no interior, não terá acesso a uma grande variedade de produtos e lançamentos. Afinal, o setor de comércio é um dos que mais se destaca em Rio Preto, sendo o maior responsável pelo PIB (Produto Interno Bruto) da cidade.

Instituições educacionais de todos os níveis

A educação é um dos principais fatores responsáveis pela excelente colocação de Rio Preto no ranking das melhores cidades do Brasil. São diversas instituições de ensino infantil, médio e superior, a última com uma ampla oferta de cursos, incluindo: medicina, agronomia, fisioterapia, farmácia, psicologia, entre outros.

Ampla estrutura hospitalar

Mais um quesito importante para uma cidade ser considerada boa para se morar é a saúde. Em Rio Preto há uma ampla estrutura hospitalar, incluindo tanto particulares quanto públicos, com mais de dez instituições para atender a população.

Agora você já sabe porque São José do Rio Preto foi considerada a terceira melhor cidade do Brasil. Conte com a AVT Incorporadora para encontrar o lote ideal no município. Entre em contato e conheça nossos empreendimentos!