Vai construir em um terreno em área urbana e quer aproveitar o espaço da melhor forma? Saiba que existem algumas medidas importantes a considerar para fazer a casa dos sonhos, mesmo em um lote de tamanho reduzido.

Continue a leitura para conferir dicas que irão te ajudar a tomar boas decisões para a sua obra em conjunto com os profissionais que contratar para planejá-la e executá-la.

O que é lote urbano?

Antes de irmos para as dicas, é importante explicar o termo certo para um terreno em área urbana. Apesar da palavra terreno ser mais conhecida, no contexto de construção, o correto é lote.

Um terreno é apenas uma porção de terra, que pode ser usada para criação de animais, plantio, entre outras atividades. A partir do momento em que é dividido com o objetivo de construir, passa a ser chamado de lote urbano.

O processo de divisão de um terreno é chamado loteamento, que envolve também a estruturação da área, como construção de vias, sistemas de água potável, energia elétrica, esgoto etc. Assim, o local se torna pronto para construir.

08 Dicas para aproveitar o espaço de um terreno em área urbana

Confira 08 dicas para aproveitar o espaço do seu terreno em área urbana e construir a casa dos seus sonhos!

1. Conheça o terreno

Em primeiro lugar, é preciso conhecer o espaço de um terreno e as suas características, como: tamanho, localização, topografia, zoneamento etc. A partir dessas informações, você e o profissional que contratar chegarão ao projeto adequado.

Afinal, para aproveitar bem o espaço é preciso considerar mais do que a metragem, pensando também nas particularidades do local, da região e, claro, da família que irá viver no imóvel.

2. Conte com a ajuda de um especialista

Contar com a orientação de um arquiteto ou engenheiro é imprescindível para aproveitar todo o potencial do espaço. Um bom profissional saberá criar soluções inovadoras de acordo com o seu orçamento e, inclusive, para terrenos acidentados, com aclive ou declive.

3. Diferencie suas necessidades e desejos

Construir uma casa é mais do que fazer um investimento financeiro, afinal, envolve sonhos e também precisa atender necessidades. Um exercício interessante para fazer é listar as suas necessidades e desejos.

Escreva na lista tudo o que pensa para a sua casa e, em seguida, diferencie o que é realmente necessário dos desejos que podem ser descartados. Assim, conseguirá tomar decisões estratégicas, priorizando o que considera primordial.

4. Considere a verticalização

Uma solução bastante usada para o melhor aproveitamento de terrenos menores é a verticalização, que pode ser feita de duas formas:

Pé-direito alto ou duplo: expressão que se refere à medida do piso ao teto. Quando o pé-direito de um imóvel é mais alto ou duplo, se tem a sensação de amplitude. Além disso, dá para criar um mezanino com cômodos elevados integrados a outros.

Dois ou três pavimentos: é o famoso sobrado, com dois ou três andares. O ideal é manter a área social no térreo, com a sala e a cozinha; as áreas íntimas no segundo andar, com quartos e sala de TV; e, se desejar, uma área de lazer no terceiro andar, com espaço gourmet.

5. Defina o orçamento da obra

O orçamento é um fator fundamental, afinal, é ele que irá viabilizar a execução da obra. Então, além das características do espaço, é importante definir quanto poderá investir, informando isso ao profissional.

6. Integre ambientes

Mais uma estratégia incrível para aproveitar bem o espaço é integrar ambientes. Quando sala e cozinha são integradas, por exemplo, há um ganho muito grande nesse sentido.

7. Invista em móveis planejados

A mobília também deve ser considerada no projeto para um bom aproveitamento do espaço. Os móveis planejados são a melhor opção para quem deseja uma casa funcional e ampla. Apesar de terem um custo mais elevado, em comparação a móveis prontos, os benefícios compensam o investimento.

8. Compre o terreno de uma urbanizadora

Se você está pensando em investir em lotes para construir sua casa ou comércio, o ideal é comprar diretamente com uma urbanizadora. Por ser um tipo de empresa especializada no setor, o loteamento dos terrenos é feito estrategicamente, garantindo áreas com o espaço adequado para a construção de imóveis residenciais e comerciais.

Encontre o terreno dos seus sonhos e adquira um lote pronto para construir com a AVT Incorporadora!