Se você pretende construir, o primeiro passo a dar é se informar sobre terrenos à venda para escolher um que esteja de acordo com o tipo de projeto que deseja colocar em prática.
Para o processo ser tranquilo e não haver dores de cabeça futuras, é preciso se atentar a diversos pontos antes de fechar negócio.
Pensando nisso, preparamos um guia para você tirar todas as suas dúvidas sobre terrenos. Assim, poderá comprar o seu lote com mais tranquilidade e a certeza de estar dando um passo seguro em direção ao seu sonho.
Qual a diferença entre terrenos e lotes?
Vamos começar trazendo a resposta para um questionamento bastante comum: a diferença entre terreno e lote.
Terreno: extensão de terra não desenvolvida ou não construída. Trata-se apenas da superfície do solo, seja em áreas urbanas ou rurais, que não tem edificações, casas ou construções.
Lote: trata-se de um termo mais específico, que costuma ser utilizado em contextos urbanos e imobiliários. Ele se refere a uma porção de terreno delimitada e destinada à construção de uma edificação, como uma casa, prédio comercial ou industrial.
Resumindo, um terreno é apenas uma extensão de terra, já um lote é uma área delimitada, pronta para ser vendida para ser feita uma construção.
O que significa lotear terreno?
O processo de loteamento de terreno envolve dividir uma grande área de terra em parcelas menores, chamadas lotes. Isso é feito visando criar espaços para a construção de edificações, como casas, prédios, comércios, entre outros.
Esse processo é geralmente realizado por urbanizadoras, seguindo leis e regulamentações urbanísticas específicas do local. Afinal, o loteamento é uma forma de planejar e organizar o desenvolvimento urbano.
Algumas etapas comuns do processo são:
Estudo de viabilidade – É feita uma avaliação das condições do terreno, análise de infraestrutura existente na região, zoneamento urbano, além de possibilidades de acesso e transporte.
Projeto urbanístico – Elaboração de um plano para a divisão da área em lotes, considerando a infraestrutura necessária, áreas verdes, espaços públicos e acomodação das vias.
Aprovação do loteamento – Apresentação do projeto aos órgãos competentes para obtenção das licenças e autorizações necessárias.
Execução das obras de loteamento – Implementação da infraestrutura básica, como pavimentação, redes de água e esgoto, rede elétrica, entre outros.
Registro do loteamento – Regularização do empreendimento junto aos órgãos competentes para os lotes poderem ser comercializados e transferidos aos compradores.
Com o processo de loteamento urbano concluído, os lotes ficam disponíveis para venda, e os compradores podem adquiri-los para construir, conforme as regras estabelecidas no projeto urbanístico e na legislação local.
Um loteamento bem planejado é essencial para o crescimento ordenado das cidades, garantindo a qualidade de vida dos moradores e evitando problemas de ocupação desordenada.
Qual o tamanho mínimo de terrenos no Brasil?
A Lei Federal 6766/79 determina que os lotes precisam ter uma área mínima de 125 m², além de frente mínima de 5 metros.
No entanto, pode haver exceções nos casos de algum tipo específico de urbanização ou de conjuntos habitacionais analisados e aprovados pelos órgãos competentes.
Como saber se o terreno é bom ou ruim?
Existem alguns aspectos a considerar antes de comprar um terreno para saber se é bom ou ruim, como:
- Observar a topografia (se é plano ou há desníveis);
- Verificar o tipo de solo, pois isso poderá impactar na construção;
- Conferir a incidência do sol no local;
- Analisar a localização e a vizinhança;
- Questionar o vendedor sobre a documentação do lote;
- Verificar se há os recuos obrigatórios, de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo do município.
Por que comprar terreno de uma urbanizadora?
Até aqui, provavelmente deu para perceber que, até que um terreno esteja disponível para venda e construção, existe um longo processo envolvido. As etapas incluem desde a regularização dos lotes até a preparação da sua estrutura.
A urbanizadora é uma empresa especializada em lotear terrenos e prepará-los para a venda. Embora seja possível que pessoas físicas realizem os processos por conta própria, os riscos de deixar passar alguma irregularidade são altos.
Optando pela compra diretamente com a urbanizadora você tem o respaldo de especialistas no ramo. Assim, irá evitar diversos tipos de dor de cabeça, como: problemas com documentação, com o solo, com a estrutura etc.
Mas não basta escolher qualquer urbanizadora, é preciso encontrar uma de confiança e com experiência no setor. Então, nesse caso, a sua melhor escolha é a AVT!
Com 12 anos no mercado, já implantamos mais de 9 mil lotes e comercializamos mais de 8 mil unidades. Conheça os nossos empreendimentos e encontre o terreno ideal para construir o seu sonho!
Conheça nossos empreendimentos
Fique por dentro das obras desenvolvidas pela AVT Incorporadora