Se você pretende construir, o primeiro passo a dar é se informar sobre terrenos à venda para escolher um que esteja de acordo com o tipo de projeto que deseja colocar em prática.

Para o processo ser tranquilo e não haver dores de cabeça futuras, é preciso se atentar a diversos pontos antes de fechar negócio.

Pensando nisso, preparamos um guia para você tirar todas as suas dúvidas sobre terrenos. Assim, poderá comprar o seu lote com mais tranquilidade e a certeza de estar dando um passo seguro em direção ao seu sonho.

Qual a diferença entre terrenos e lotes?

Vamos começar trazendo a resposta para um questionamento bastante comum: a diferença entre terreno e lote.

Terreno: extensão de terra não desenvolvida ou não construída. Trata-se apenas da superfície do solo, seja em áreas urbanas ou rurais, que não tem edificações, casas ou construções.

Lote: trata-se de um termo mais específico, que costuma ser utilizado em contextos urbanos e imobiliários. Ele se refere a uma porção de terreno delimitada e destinada à construção de uma edificação, como uma casa, prédio comercial ou industrial.

Resumindo, um terreno é apenas uma extensão de terra, já um lote é uma área delimitada, pronta para ser vendida para ser feita uma construção.

O que significa lotear terreno?

O processo de loteamento de terreno envolve dividir uma grande área de terra em parcelas menores, chamadas lotes. Isso é feito visando criar espaços para a construção de edificações, como casas, prédios, comércios, entre outros.

Esse processo é geralmente realizado por urbanizadoras, seguindo leis e regulamentações urbanísticas específicas do local. Afinal, o loteamento é uma forma de planejar e organizar o desenvolvimento urbano.

Algumas etapas comuns do processo são:

Estudo de viabilidade – É feita uma avaliação das condições do terreno, análise de infraestrutura existente na região, zoneamento urbano, além de possibilidades de acesso e transporte.

Projeto urbanístico – Elaboração de um plano para a divisão da área em lotes, considerando a infraestrutura necessária, áreas verdes, espaços públicos e acomodação das vias.

Aprovação do loteamento – Apresentação do projeto aos órgãos competentes para obtenção das licenças e autorizações necessárias.

Execução das obras de loteamento Implementação da infraestrutura básica, como pavimentação, redes de água e esgoto, rede elétrica, entre outros.

Registro do loteamento – Regularização do empreendimento junto aos órgãos competentes para os lotes poderem ser comercializados e transferidos aos compradores.

Com o processo de loteamento urbano concluído, os lotes ficam disponíveis para venda, e os compradores podem adquiri-los para construir, conforme as regras estabelecidas no projeto urbanístico e na legislação local.

Um loteamento bem planejado é essencial para o crescimento ordenado das cidades, garantindo a qualidade de vida dos moradores e evitando problemas de ocupação desordenada.

Qual o tamanho mínimo de terrenos no Brasil?

A Lei Federal 6766/79 determina que os lotes precisam ter uma área mínima de 125 m², além de frente mínima de 5 metros.

No entanto, pode haver exceções nos casos de algum tipo específico de urbanização ou de conjuntos habitacionais analisados e aprovados pelos órgãos competentes.

Como saber se o terreno é bom ou ruim?

Existem alguns aspectos a considerar antes de comprar um terreno para saber se é bom ou ruim, como:

  • Observar a topografia (se é plano ou há desníveis);
  • Verificar o tipo de solo, pois isso poderá impactar na construção;
  • Conferir a incidência do sol no local;
  • Analisar a localização e a vizinhança;
  • Questionar o vendedor sobre a documentação do lote;
  • Verificar se há os recuos obrigatórios, de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo do município.

Por que comprar terreno de uma urbanizadora?

Até aqui, provavelmente deu para perceber que, até que um terreno esteja disponível para venda e construção, existe um longo processo envolvido. As etapas incluem desde a regularização dos lotes até a preparação da sua estrutura.

A urbanizadora é uma empresa especializada em lotear terrenos e prepará-los para a venda. Embora seja possível que pessoas físicas realizem os processos por conta própria, os riscos de deixar passar alguma irregularidade são altos.

Optando pela compra diretamente com a urbanizadora você tem o respaldo de especialistas no ramo. Assim, irá evitar diversos tipos de dor de cabeça, como: problemas com documentação, com o solo, com a estrutura etc.

Mas não basta escolher qualquer urbanizadora, é preciso encontrar uma de confiança e com experiência no setor. Então, nesse caso, a sua melhor escolha é a AVT!

Com 12 anos no mercado, já implantamos mais de 9 mil lotes e comercializamos mais de 8 mil unidades. Conheça os nossos empreendimentos e encontre o terreno ideal para construir o seu sonho!