Para muitas pessoas, o sonho da casa própria envolve a construção de um imóvel totalmente personalizado às suas necessidades e preferências. Nesse caso, o financiamento de terreno é uma etapa importante para iniciar o processo e se aproximar do objetivo.

Se você deseja tirar o seu sonho do papel, vai gostar das informações que iremos compartilhar. Continue a leitura e confira tudo o que precisa saber sobre financiamento de terrenos!

Qual a diferença entre o financiamento de terreno e de casas?

Não há grandes diferenças entre o financiamento de terreno e de casas, apenas algumas regras mudam. A principal delas é que, para financiar terrenos, não é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como entrada.

Mais um ponto que diferencia os dois processos é que o terreno precisa estar localizado na área urbana, exigência que não se aplica à compra do imóvel financiado.

Por fim, existe o benefício de que a liberação do valor pela instituição financeira costuma acontecer mais rapidamente. Afinal de contas, como ainda não há um imóvel construído, não é necessário realizar uma vistoria técnica detalhada, como ocorre com casas.

Quem pode financiar um terreno?

Os critérios utilizados pelos bancos para financiar terreno no Brasil são:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ser brasileiro ou ter cidadania brasileira;
  • Apresentar comprovação de renda para cálculo do valor a ser liberado;
  • Contratar os seguros obrigatórios para esse tipo de financiamento.

Se você preenche os requisitos já pode começar a se planejar para dar os primeiros passos na realização do sonho da casa própria!

Como funciona o financiamento de terreno?

Confira o passo a passo para financiar um terreno:

1. Encontrar empresas que trabalham com o financiamento de terreno

Em primeiro lugar, é necessário encontrar instituições que ofereçam financiamento de terrenos. Grande parte dos bancos oferecem, em contrapartida, possuem diversas exigências, como comprovação de renda.

Mais adiante daremos uma dica incrível de como realizar o seu sonho sem precisar comprovar renda.

2. Procurar opções de terreno de acordo com as suas necessidades

Uma etapa fundamental do financiamento de terreno e construção é encontrar um local para comprar que esteja de acordo com as suas necessidades. Então, considere o tipo de casa que pretende construir, a região e outras questões que considere relevantes.

É muito importante que o terreno escolhido esteja com toda a documentação em dia. Do contrário, a instituição financeira não irá aceitar e o processo se tornará mais demorado.

Confira algumas dicas para encontrar o lugar ideal para construir o seu sonho:

  • Escolha uma localização que atenda suas necessidades e estilo de vida;
  • Verifique a metragem necessária para construir o tipo de casa que deseja;
  • Considere a topografia do terreno, pois um local íngreme ou irregular pode aumentar os custos e dificultar a obra;
  • Observe a incidência do sol para aproveitar ao máximo a iluminação natural;
  • Pesquise sobre a vizinhança, como nível de segurança, ruídos, potencial de crescimento da região e valorização imobiliária;
  • Certifique-se de que o terreno esteja livre de pendências legais que possam atrasar ou impedir a construção.

3. Reunir todos os documentos necessários para dar entrada no pedido

Uma etapa importante dos financiamentos em geral é a apresentação de documentos. A lista pode variar de acordo com a instituição, mas os que costumam ser pedidos são:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Certidões negativas financeiras.

Lembrando que o vendedor também precisará apresentar documentos pessoais e do terreno.

4. Assinatura do contrato

Com toda a documentação em dia e aprovada pela instituição financeira, comprador e vendedor do terreno podem providenciar o contrato, que deverá ser registrado no cartório de imóveis mais próximo.

Também é assinado o contrato de financiamento. Em seguida, o valor do terreno é liberado diretamente na conta do vendedor do terreno e o processo concluído.

5. Liberação para iniciar a construção

Assim que o financiamento e a compra do terreno são concluídos, o comprador já pode dar início à obra para construir seu imóvel.

É possível financiar terreno sem comprovar renda?

Um obstáculo que muitas pessoas encontram ao tentar financiar um terreno é a dificuldade para comprovar renda, uma exigência da maioria dos bancos. Especialmente para autônomos, pode ser difícil apresentar a comprovação dos rendimentos.

Optando por um lote da AVT, você financia diretamente conosco, em um processo muito mais simples do que o dos bancos, onde não é necessário comprovar a sua renda.

Conte com a AVT Incorporadora para dar início ao sonho de construção da casa própria, conheça os nossos empreendimentos e condições para financiar!