O ambiente ao redor tem uma grande influência sobre o nosso bem-estar. Por isso, se atentar à organização da casa é muito importante nesse sentido e, também, para manter o ambiente seguro.

Se você realizou o sonho da casa própria e deseja viver em um lar agradável e organizado, vai gostar das dicas que iremos compartilhar. São informações que irão facilitar a realização dos cuidados com a casa, garantindo um resultado incrível. Vamos começar?

Importância da organização da casa para toda a família

Você sabia que a organização da casa também pode contribuir para o bem-estar dos seus moradores? Saiba mais sobre esse e outros benefícios.

Melhora a saúde mental: estudos mostram que um ambiente organizado pode contribuir para uma mente mais tranquila e focada, reduzindo o estresse.

Aumenta a motivação e a produtividade: quando tudo está no lugar, você se sente mais motivado para realizar as tarefas diárias. É como se a organização desse um impulso na sua produtividade.

Facilita a limpeza: manter a casa arrumada torna a limpeza muito mais rápida e simples. Isso significa mais tempo para aproveitar as coisas que você gosta de fazer.

Melhor utilização do espaço: com uma organização inteligente você pode aproveitar ao máximo cada centímetro da sua casa. Afinal, quem não gosta de ter mais espaço para viver e se movimentar?

Veja 06 pontos de atenção na organização da casa

A organização de casa envolve mais do que manter os itens no seu lugar. Para ter um lar agradável e seguro é preciso se atentar a alguns detalhes. Veja quais são!

1. Crie um cronograma de tarefas

Existem várias tarefas a serem realizadas para manter uma casa organizada e cada uma tem uma periodicidade diferente. Por exemplo, varrer e tirar o pó dos móveis pode ser feito a cada dois ou cinco dias, dependendo das suas prioridades. Já a limpeza do filtro do ar condicionado pode ser feita a cada um ou dois meses.

Para evitar se perder em meio a tantos cuidados, é válido criar um cronograma. Assim, será mais fácil acompanhar a realização das tarefas. Utilize aplicativos que emitem alertas com lembretes, como o Google Agenda.

Dica: envolva toda a família na realização das tarefas. Até mesmo as crianças podem contribuir com atividades adequadas à idade.

2. Mantenha os fios organizados

Hoje em dia, a maioria das casas possui diversos equipamentos elétricos e, com isso, muitos fios e tomadas. É importante mantê-los organizados, tanto para evitar o risco de curto-circuito, quanto para facilitar a limpeza no dia a dia. Além disso, quem tem crianças e animais de estimação em casa deve redobrar os cuidados.

Alguns acessórios que podem ajudar são os agrupadores de fios e caixas organizadoras. Os agrupadores facilitam a junção dos cabos, enquanto as caixas podem ser usadas para esconder o excesso de fios.

3. Acompanhe o consumo de água e energia elétrica

Se você deixa suas contas de água e energia configuradas no débito automático e não acompanha o consumo mensal, é importante começar a verificar a conta com atenção.

Apenas uma olhada rápida já é suficiente para identificar um aumento repentino do consumo, o que pode representar um vazamento de água ou um problema nas instalações elétricas. Assim, você poderá resolver o problema rapidamente e evitar maiores prejuízos.

4. Verifique pontos de acúmulo de água

Manter a organização da casa em dia também é importante para evitar doenças, como a dengue. Portanto, mantenha atenção quanto aos pontos de acúmulo de água, esvaziando frequentemente vasos de plantas e a bandeja localizada em alguns modelos de geladeira frost free.

5. Atenção aos ralos

Os ralos devem ser mantidos limpos e, de preferência, tampados quando não estiverem em uso. Áreas úmidas, como o banheiro, são o ambiente ideal para o surgimento de pequenas moscas da espécie psychoda cinerea.

Apesar de inofensivas, elas geram incômodo e comprometem a sensação de limpeza. Portanto, para evitar esses insetos, realize a limpeza dos ralos periodicamente.

6. Evite acúmulos de bagunça

A melhor maneira de manter a casa organizada é evitando os acúmulos de bagunça. Então, assim que usar algum item, volte-o ao seu lugar em seguida.

Fazer isso levará apenas alguns minutos, enquanto arrumar uma bagunça maior leva muito mais tempo. Vale a pena, inclusive, ensinar as crianças a guardarem seus brinquedos após usá-los. Os cestos de organização podem ser grandes aliados!

Agora você já sabe como organizar a casa de maneira eficiente, sem deixar de lado cuidados fundamentais para um lar agradável e seguro.

Para conferir mais conteúdos como este, navegue por outras postagens do blog da AVT Incorporadora!