No Brasil, existem diversas situações que autorizam um trabalhador a usar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, seja para fins emergenciais ou para adquirir a casa própria. Uma dúvida que muitas pessoas têm é: posso usar o FGTS para comprar um terreno?
Na publicação de hoje vamos trazer essa resposta, além de outras informações úteis para quem está pensando em construir sua casa dos sonhos. Vamos lá?
Posso usar o FGTS para comprar um terreno?
Se a intenção é apenas comprar um terreno, não é possível usar o FGTS para realizar o pagamento. Afinal, a liberação do Fundo de Garantia é voltada para proporcionar moradia ao cidadão, algo que não é possível apenas com um lote.
No entanto, existe uma alternativa para quem deseja usar o FGTS para construir um imóvel. Nesse caso, é preciso apresentar um projeto para a Caixa Econômica, incluindo tanto o terreno quanto a construção.
Dessa forma, é possível financiar o valor do terreno e da obra através de uma linha de crédito chamada Aquisição de Terreno e Construção.
Quais as regras para usar o FGTS na compra de terreno?
Assim como ocorre com outros tipos de financiamento, existem algumas regras para usar o FGTS na compra de terreno, acompanhe!
- Solicitar o financiamento para comprar terreno e construir;
- Ter mais de 18 anos ou ser emancipado a partir dos 16 anos;
- Ser cidadão brasileiro ou, no caso de estrangeiros, possuir visto permanente;
- Não ter registro em cadastros de inadimplentes, como o Serasa;
- O valor da prestação do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda familiar mensal bruta;
- Não ter outro financiamento no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
- Não possuir outro imóvel residencial urbano no município onde reside, trabalha ou pretende morar, incluindo cidades vizinhas e da mesma região metropolitana;
- O imóvel adquirido deve ser destinado à moradia própria.
Como comprar um terreno com o FGTS?
Acompanhe o passo a passo para comprar um terreno utilizando o FGTS:
1. Verifique as condições para uso do FGTS
Antes de iniciar o processo, certifique-se de que você atende aos requisitos básicos e específicos para o uso do FGTS, como não possuir outro imóvel na região onde pretende comprar o terreno e utilizar o imóvel para moradia própria.
Ter esse cuidado ajudará você a se organizar e evitar problemas futuros.
2. Encontre o terreno ideal
Escolha um terreno que atenda às suas necessidades e verifique se ele está regularizado, ou seja, com toda a documentação em ordem, como matrícula e escritura.
Uma dica válida nesse sentido é adquirir o lote diretamente de uma urbanizadora. Assim, além de mais facilidade e organização para realizar a compra e transferência, poderá desfrutar dos benefícios de morar em uma região planejada.
3. Simule o financiamento
Use a ferramenta para simulação de financiamento disponível no portal da Caixa Econômica. Assim, terá uma ideia do valor que poderá financiar e do montante do FGTS a ser liberado.
4. Reúna a documentação necessária
Prepare toda a documentação exigida, que inclui documentos pessoais, comprovantes de renda, certidões e a documentação do terreno. O banco irá solicitá-los para dar continuidade ao processo.
Certifique-se de ter todos os documentos solicitados para evitar que o processo seja atrasado por falta de algum dado importante. Faça uma lista e cheque se está com todos eles antes de se dirigir ao banco.
5. Solicite o financiamento
Apresente a documentação em um correspondente da Caixa e faça a solicitação do financiamento, especificando que deseja utilizar o FGTS na compra do terreno.
Depois disso, é só aguardar os trâmites, que incluem avaliação do terreno e do cadastro. Com a aprovação, o contrato é assinado e o valor liberado, conforme as regras do financiamento.
Agora você já sabe como usar o FGTS para comprar um terreno! Aproveite para conferir outras postagens do blog da AVT Incorporadora, com dicas e informações úteis para quem vai construir sua casa dos sonhos!
Conheça nossos empreendimentos
Fique por dentro das obras desenvolvidas pela AVT Incorporadora