Os estudos de topografia fazem parte da etapa inicial de preparação de um terreno para construção. É através dela que se tem o conhecimento a respeito de acidentes geográficos, localização, relevo, entre outros tópicos.

As informações obtidas através dos instrumentos e técnicas específicas de topografia são determinantes para desenvolver projetos de construção. Continue lendo para saber mais sobre o assunto e a sua relevância.

O que é topografia?

A topografia é uma ciência que faz parte das atividades de engenharia, tem como foco o estudo de acidentes geográficos, localização e relevo.

Essa palavra tem origem grega, sendo derivada de topos (superfície, terreno) e grafia (escrita). Dessa forma, significa algo como: escrever sobre um terreno.

Em linhas gerais, trata-se do estudo da superfície terrestre e posterior interpretação de uma área específica. Através dos estudos topográficos, o engenheiro tem um entendimento mais amplo sobre os terrenos em que irá construir. Podemos dizer que se trata da base para a concretização de obras.

Qual é a função da topografia?

Ao comprar um terreno, é fundamental saber se ele terá condições de receber a obra planejada e essa é a principal função da topografia.

Os estudos topográficos objetivam a representação gráfica de todas as características de uma determinada área, analisando aspectos como:

  • Relevo do terreno;
  • Elementos do terreno;
  • Curvas de nível;
  • Pontos cortados;
  • Metragem;
  • Norte magnético ou verdadeiro;
  • Cálculo de área;
  • Coordenadas;
  • Acidentes geográficos.

O levantamento topográfico permite conhecer melhor o terreno antes de iniciar um projeto de construção. Sem essa análise, pode-se cometer alguns erros e fazer escolhas pouco estratégicas. 

Planta topográfica

Por ser um estudo bastante técnico, a planta topográfica é feita a partir do uso de programas apropriados para essa tarefa. Também são utilizados métodos de medição e representação gráfica específicos dessa atividade.

Lembrando que o estudo topográfico deve sempre obedecer a normas técnicas. Assim, o levantamento deve ser realizado por um profissional devidamente qualificado.

Métodos de levantamento topográfico

O levantamento topográfico pode ser feito utilizando diferentes técnicas. O topógrafo define o melhor método de acordo com o tamanho, escala e complexidade dos objetos de estudo. 

A escolha depende, ainda, da acessibilidade e qualidade de informações necessárias para o levantamento. Os dois métodos mais utilizados, atualmente, são: o planimétrico e o planialtimétrico. Saiba mais sobre eles!

Método topográfico planimétrico

Esse é um método relativamente simples em que o topógrafo faz a dimensão das medidas de comprimento e largura do primeiro plano.

Método topográfico planialtimétrico

Nesse método, são estipuladas medidas de comprimento e largura. Além disso, também são definidas as diferenças de inclinação, altura e nivelamento do terreno. Pode ser feito da seguinte forma:

Passo 1 

Nessa etapa, o topógrafo avalia o terreno para definir quais são os pontos estratégicos para implantar pontos de referência. Esses pontos serão utilizados para realizar o serviço.

Passo 2

Os detalhes do terreno são levantados nessa segunda etapa.

Passo 3

No processo de recolhimento dos pontos, o topógrafo faz um desenho (croqui) do local com a indicação dos pontos levantados. A partir desse rascunho, o escritório poderá realizar seus trabalhos.

Passo 4

Para finalizar, é necessário descarregar os dados do equipamento usado, chamado estação total, em um software próprio para esse tipo de trabalho. A função do software é calcular os pontos e desenhar tomando o croqui por base. Assim, será criada a planta topográfica do local.

Equipamentos necessários para o levantamento topográfico

O levantamento topográfico é realizado utilizando alguns equipamentos específicos como, por exemplo, o taqueômetro. Essa ferramenta é usada para medir ângulos horizontais, verticais, assim como as distâncias lineares do terreno. Outras ferramentas utilizadas são o nível topográfico e os lasers scanners.

Uma inovação na área topográfica é o uso de drones, que vem se tornando cada vez mais recorrente. Eles são utilizados para a captação de imagens e o desenvolvimento de mapas fundamentais para a atividade.

Agora que você já sabe o que é topografia e qual sua importância para a construção, aproveite para acessar outras postagens do blog da AVT Incorporadora, com mais dicas para construir sua casa dos sonhos!