Se você está pensando em financiar um terreno ou imóvel, é importante saber sobre a análise de crédito imobiliário. Assim, conhecendo as etapas e os requisitos, poderá se programar para aumentar as chances de aprovação.

Continue a leitura para entender como as instituições financeiras analisam o crédito daqueles que solicitam um financiamento imobiliário. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é análise de crédito imobiliário?

A análise de crédito imobiliário é como um “check-up financeiro” que os bancos fazem quando alguém quer comprar um imóvel ou um lote para construir. É o jeito deles garantirem que a pessoa está pronta para assumir um financiamento e quitá-lo no prazo definido.

Trata-se de um levantamento do histórico financeiro do solicitante, verificando se possui outras dívidas, se tem restrições de crédito e se tem condições de arcar com as parcelas. É um procedimento comum para o financiamento de terrenos, imóveis e outros bens de maior valor.

O que os bancos avaliam na análise de crédito?

Conheça os principais critérios usados pelos bancos para avaliar se irão ou não aprovar um empréstimo. Vale lembrar que eles podem variar conforme a instituição bancária. Mas os aspectos básicos considerados costumam ser:

Renda mensal

Os bancos verificam a renda mensal do solicitante para ter certeza de que ele tem recursos suficientes para pagar as prestações do financiamento.

Histórico de pagamentos

Avaliam como o solicitante lidou com pagamentos de empréstimos anteriores ou outras contas. Pagamentos em dia indicam responsabilidade financeira.

Score de crédito

O score de crédito é como um “resumo” da história financeira de uma pessoa. Ele leva em conta o comportamento de pagamento, dívidas e outros fatores. Quanto mais alto o score, melhor!

Relação dívida/receita

Os bancos analisam o quanto da renda mensal do solicitante do financiamento já está comprometida com outras dívidas. Isso influencia na decisão sobre quanto se pode pegar emprestado.

Estabilidade no emprego

A estabilidade no emprego também pode ser levada em consideração. Ter um trabalho fixo, com anos na mesma empresa, pode ser um sinal de segurança financeira.

Entrada

A capacidade de oferecer uma entrada no financiamento também é analisada. Uma entrada de maior valor pode resultar em melhores condições de financiamento.

Finalidade do empréstimo

O financiamento imobiliário, ou seja, para a compra de bens como terrenos e imóveis costumam ter maior chance de aprovação. Afinal, em caso de não pagamento, o banco tem esses bens como garantia, podendo penhorá-los.

Aumente as chances de ser aprovado na análise de crédito através de 06 passos

Agora que você já sabe como funciona a análise de crédito imobiliário, confira dicas para aumentar as chances de aprovação e ficar mais perto de realizar o seu sonho!

1. Mantenha um bom score de crédito

Um dos fatores cruciais na análise de crédito é o seu score. Certifique-se de pagar suas contas em dia, evite atrasos e mantenha um histórico de crédito sólido. Ter um bom score aumenta significativamente suas chances de aprovação e pode resultar em condições mais favoráveis de financiamento.

2. Reduza as dívidas antes de solicitar o financiamento

Diminuir suas dívidas existentes melhora sua capacidade de pagamento e reduz o risco percebido pelo banco. Tente liquidar algumas dívidas antes de solicitar o financiamento para destacar sua solidez financeira.

3. Tenha uma renda estável

Uma renda estável é um fator determinante na análise de crédito. Demonstrar um histórico consistente de recebimento de salários aumenta a confiança do banco em sua capacidade de honrar as prestações do financiamento.

4. Ofereça uma boa entrada

Ao oferecer uma boa entrada, você mostra ao banco que está comprometido com o financiamento e tem recursos para quitá-lo. Isso pode influenciar positivamente nas condições do empréstimo, como taxas de juros mais baixas, por exemplo.

5. Escolha um imóvel ou lote com preço compatível com a sua renda

Opte por um imóvel ou lote cujo preço esteja alinhado com sua capacidade financeira. Isso não só facilita a aprovação, mas também garante que o financiamento seja adequado às suas condições econômicas.

6. Mantenha um bom relacionamento com o banco

Manter um bom relacionamento com o banco também pode ser benéfico. Se você já for cliente há algum tempo, isso significa que a instituição conhece seu histórico, podendo aprovar com mais facilidade, além de oferecer boas condições de pagamento.

Se deseja ter mais praticidade na solicitação de financiamento do seu terreno, adquira um lote com a AVT Incorporadora! Assim, poderá realizar todo o processo diretamente com a nossa equipe, reduzindo a burocracia e aumentando as chances de aprovação de crédito. Entre em contato e saiba mais!