Se você está se programando para construir a sua casa dos sonhos e deseja escolher o melhor loteamento de terrenos para viver com sua família ou mesmo para investir, existem alguns pontos que precisa considerar.

Mais do que apenas verificar a localização, é preciso pensar na sua rotina vivendo no local, no potencial de valorização, além de questões burocráticas para a transferência do terreno para o seu nome e as condições gerais do espaço para iniciar a construção.

Continue lendo para conferir uma lista de dicas para fazer uma boa escolha de loteamento e colher bons frutos desde a fase da compra até quando for morar no local.

Escolha o melhor loteamento de terrenos com estas dicas!

A escolha de um loteamento para comprar um terreno envolve uma série de implicações. Por isso, é importante pensar em diferentes aspectos para fazer uma boa escolha, acompanhe os principais!

1. Considere a localização

A localização é um dos principais pontos a serem considerados para escolher um loteamento de terrenos. Afinal, isso irá impactar diretamente sua rotina quando for, de fato, morar no local.

Além do mais, a localização impacta a valorização do imóvel. Então, vale a pena considerar regiões da cidade que estejam em desenvolvimento para aumentar os retornos futuros sobre o investimento.

2. Pense no tipo de imóvel que deseja

Existem diferentes tipos de imóveis que necessitam de terrenos com características diferentes. Dessa forma, pense se deseja construir um sobrado ou uma casa totalmente plana, por exemplo. Isso ajudará a direcionar a sua procura para loteamentos com as medidas e particularidades que precisa.

3. Verifique a topografia do terreno

Basicamente, existem três tipos de terreno segundo sua topografia, sendo eles:

Plano: a frente e o fundo possuem um nível semelhante, facilitando a construção.

Com aclive: o fundo do terreno é mais alto do que a frente.

Com declive: a frente do terreno é mais alta do que o fundo.

Os terrenos com aclive e declive possuem vantagens e desvantagens, no entanto, com um bom projeto os pontos fracos podem ser contornados e os pontos fortes melhor aproveitados. Mas, vale lembrar, costumam envolver custos mais elevados para realizar as adaptações necessárias.

Vale a pena considerar o tipo de imóvel que deseja e conversar com um engenheiro ou arquiteto para fazer a melhor escolha.

4. Analise a infraestrutura do loteamento

Um terreno é simplesmente uma área de terra. Já um loteamento é uma região que foi urbanizada por uma empresa especializada e dividida em terrenos destinados para a construção de imóveis.

Antes de escolher um lote e fechar negócio, verifique a infraestrutura do local. Existem loteamentos mais simples e outros projetados pensando na qualidade de vida dos futuros moradores, incluindo tanto questões básicas, como sistemas elétricos, de água e esgoto, além de áreas verdes e de lazer.

5. Verifique a documentação

A documentação é mais um fator fundamental para escolher um loteamento de terrenos. Afinal, um lote incrível e bem localizado poderá gerar problemas para ser transferido no seu nome se não estiver devidamente legalizado.

Por isso, sempre verifique se o terreno está com toda a documentação em dia e no nome do vendedor. Assim, a transferência para o seu nome será realizada com tranquilidade.

Para garantir a segurança da transação, a melhor opção é comprar o terreno diretamente de uma urbanizadora. Outra vantagem dessa escolha está relacionada à estrutura do loteamento, pois são áreas que foram urbanizadas estrategicamente para proporcionar a melhor experiência aos futuros moradores.

Se você está buscando um loteamento de terrenos bem localizado, com alto potencial de valorização, excelente topografia e pronto para construir, conte com a AVT Incorporadora! Acesse nosso site para conhecer nossos empreendimentos e entre em contato para saber mais sobre as opções de financiamento.

Com a AVT você e sua família encontram confiança para sonhar e solidez para construir!