Para quem planeja construir um imóvel, é importante conhecer as etapas entre aquisição de terreno e construção. Assim, é possível se organizar, alinhar expectativas e realizar os procedimentos necessários da melhor forma.

Antes da obra começar de fato, existem vários processos a serem cumpridos, incluindo a procura do terreno, compra, escrituração, projeto, entre outros. Quer saber mais? Então continue a leitura e conheça as etapas necessárias para construir a casa dos seus sonhos!

Como funciona o processo de aquisição de terreno e construção? Conheça as etapas!

Diferentemente da aquisição de outros bens de menor valor, o processo de aquisição de terreno e construção envolve uma série de etapas. Elas são necessárias para garantir a segurança da transação e o cumprimento das leis.

Com conhecimento e organização é possível passar por todas as etapas com tranquilidade, evitando problemas que possam atrasar a obra.

1. Escolha do terreno

O primeiro passo é encontrar o local perfeito para comprar terreno e construir a sua casa dos sonhos. Considere fatores como: localização, infraestrutura, vizinhança, tamanho do lote e, claro, seu orçamento.

É preciso ter muita atenção a essa etapa para evitar dores de cabeça, verificando se o terreno é legalizado, ou seja, se o vendedor possui a escritura do lote. A consulta deve ser feita no Cartório de Registro de Imóveis da cidade em questão.

A melhor forma de evitar problemas em relação à compra é adquirindo diretamente de uma urbanizadora. Com uma empresa especializada, além de não haver problemas de escrituração, você pode encontrar lotes em bairros planejados e prontos para construir.

2. Planejamento financeiro

Após encontrar o terreno ideal, é hora de avaliar seu orçamento e, se necessário, buscar opções de financiamento. Planejar as suas finanças com atenção é fundamental para garantir que tenha os recursos necessários para a construção.

Vale a dica de manter uma reserva para emergências durante a obra. Afinal, por mais organização que se tenha, é natural que surjam necessidades ao longo do processo, muitas vezes até geradas por solicitações suas de mudanças no projeto.

3. Transferência do terreno

Em seguida, chega o momento de realizar a transferência do terreno para o seu nome. Para isso, é preciso procurar o cartório que realiza esse tipo de processo na sua cidade, levar a documentação e pagar os impostos relacionados.

4. Criação do projeto

Com o terreno comprado, é hora de criar o projeto do seu imóvel. Procure um arquiteto ou engenheiro experiente, de preferência que você conheça ou tenha boas indicações.

Tenha em mente que qualquer erro no projeto poderá prejudicar o resultado, então escolha bem o profissional para o qual irá confiar essa missão.

Dê preferência para aquele tipo de profissional que realmente ouve o cliente, fazendo sugestões para adequar as ideias e viabilizá-las. Vale a pena reunir a família para conhecer as preferências de cada um e, ao final, ter um resultado que agrade a todos.

5. Documentação

Tanto o processo de aquisição de terreno quanto de construção necessitam de diversos documentos e autorizações, como alvarás, certidões, registros etc. Faça uma lista com tudo o que precisa e vá riscando para não se esquecer de nada.

6. Contratação de profissionais para a obra

Além do arquiteto ou engenheiro, é necessário contratar a equipe que irá executar a obra. Existe a opção de realizar a contratação diretamente com os profissionais ou procurar uma empreiteira.

Embora a contratação direta possa ser uma forma de baratear construção, exige uma participação mais próxima e você acaba assumindo o posto de gerente da obra. Já com a empreiteira é possível contar com uma equipe que irá cuidar dos detalhes, apenas enviando a sua aprovação.

Analise as duas possibilidades para entender qual é a melhor para o seu caso.

7. Construção

Por fim, começa a tão aguardada construção, a concretização do seu sonho! Mesmo que opte pela contratação de uma equipe para a gestão da obra, faça visitas regulares ao local para garantir que tudo esteja saindo como o esperado.

Com a construção da estrutura, começa a fase dos acabamentos e, em seguida, a colocação de móveis planejados, caso opte por eles. Ao final, é só realizar a mudança e desfrutar do seu novo lar.

Agora que você já conhece as etapas entre a aquisição de terreno e construção, pode se planejar para passar por esse processo com tranquilidade. Para isso, conte com o apoio da AVT Incorporadora! Acesse o site e conheça os nossos empreendimentos.