Deseja construir, mas está em dúvida se opta pelo consórcio ou financiamento do terreno? Essas são opções bastante conhecidas no mercado, tanto para aquisição de lotes quanto outros bens. No entanto, nem todos conhecem suas particularidades.

Na postagem de hoje vamos apresentar as duas modalidades e ajudar você a decidir qual a melhor para o seu caso. Vamos lá?

Qual a diferença entre consórcio e financiamento?

Primeiramente, é importante entender o que é cada uma das modalidades, confira!

O que é consórcio?

Um consórcio é uma forma de poupança em grupo, onde várias pessoas se unem, tendo uma instituição bancária como mediadora, com o objetivo comum de adquirir um bem, como um terreno para construção. 

Funciona assim: os participantes pagam prestações mensais, formando um fundo comum. A cada mês, um ou mais integrantes são contemplados por sorteio ou lance, recebendo a carta de crédito para realizar a compra do terreno ou outro bem desejado.

O que é financiamento?

Quando falamos em financiamento para a compra de um terreno, estamos nos referindo a um empréstimo feito por uma instituição financeira para a aquisição do bem.

Nesse caso, você recebe o montante necessário para a compra e paga em parcelas mensais, acrescidas de juros e outros encargos. Inclusive, é possível financiar também a construção, uma ótima opção para quem tem pressa em realizar o sonho da casa própria.

O financiamento tem como benefícios programas do governo, como o Minha Casa, Minha Vida, e a possibilidade de usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para pagar parte do terreno.

Diferenças

  • No consórcio, você não tem controle sobre quando o valor será liberado e o terreno poderá ser adquirido, a menos que dê um lance de valor suficiente para antecipar a contemplação. Não há juros e as taxas costumam ser mais baixas do que as de um financiamento.
  • No financiamento, o valor é liberado rapidamente e o terreno pode ser adquirido e transferido para o seu nome, mas as taxas de juros são mais elevadas.
  • Nas duas opções, enquanto o valor da compra do terreno não for quitado, o bem fica sob alienação fiduciária, ou seja, caso as parcelas não sejam pagas, a instituição bancária poderá confiscá-lo.

Consórcio ou financiamento: qual o melhor?

Até aqui já temos as informações necessárias para responder qual a melhor opção: consórcio ou financiamento de terreno. Mas a verdade é que depende das suas expectativas e necessidades.

Caso tenha pressa para comprar terreno e iniciar a construção, o financiamento se mostra mais interessante. Por outro lado, se estiver disposto a aguardar para pagar menos taxas, vale a pena considerar o consórcio.

Por isso, analise bem os seus objetivos e as condições de cada opção para chegar à melhor escolha e dar este importante passo.

04 Dicas para comprar terreno por consórcio ou financiamento sem dores de cabeça

Independentemente se você escolher o consórcio ou financiamento para comprar um terreno, vale a pena seguir algumas dicas para evitar problemas.

1. Planeje-se financeiramente

Em primeiro lugar, é necessário se planejar financeiramente para dar esse passo. Isso evitará ter seu sonho adiado no meio do caminho por falta de recursos.

Caso ainda não mantenha um registro das suas receitas e despesas, comece a fazer isso o quanto antes. Assim, terá clareza sobre a sua situação financeira e maior controle sobre seu dinheiro.

Vale lembrar que ter um valor para oferecer como entrada no financiamento ajuda a aumentar as chances de aprovação. Já no consórcio, é possível oferecer um lance para antecipar a contemplação.

2. Mantenha os documentos organizados

Seja para fazer um consórcio ou financiamento, é necessário apresentar diversos documentos. Então, procure manter todos os itens da lista solicitada pela instituição financeira bem organizados.

Esse cuidado evitará que o processo seja atrasado por falta de documentação.

3. Pague as parcelas em dia

Realizar o pagamento das parcelas do consórcio ou financiamento em dia protegerá você de juros extras, multas, cancelamento do contrato ou até do confisco do terreno.

4. Adquira o terreno de uma urbanizadora

Por fim, para evitar problemas na aprovação do financiamento, durante a transferência do bem e a obra, a melhor escolha é adquirir o terreno diretamente com uma urbanizadora.

Dessa forma, você terá o respaldo de uma empresa especializada, conferindo tranquilidade e transparência para a transação. Acesse o site da AVT Incorporadora e conheça nossos empreendimentos!