Ao buscar um terreno para construir uma casa, é comum se deparar com diferentes configurações de locais, sendo o loteamento aberto uma das opções encontradas em diferentes cidades.

Se você tem dúvidas sobre o que é e como funciona esse tipo de loteamento, continue a leitura para conferir informações a respeito. Conheça detalhes da rotina de viver em uma região assim e suas vantagens.

O que é um loteamento aberto?

Um loteamento aberto é uma área de terra subdividida em diversos lotes, que são disponibilizados para venda. Trata-se de uma região separada do restante da cidade, mas que fica em vias públicas, sendo acessível por qualquer pessoa.

Os compradores dos lotes podem construir suas casas da forma que desejarem, mas, claro, sempre respeitando a legislação local. Com a conclusão da obra, poderão viver em uma área planejada, com árvores, praças e outros atrativos que contribuem para a saúde e qualidade de vida.

Como funciona um loteamento aberto?

Veja como funciona um terreno em um loteamento aberto, da preparação dos terrenos até a construção das casas.

Divisão dos lotes: no início do processo de urbanização, a área de terra é dividida em diversos lotes de tamanhos variados. Esses lotes podem ser direcionados tanto para a construção de residências quanto estabelecimentos comerciais.

Infraestrutura básica: antes de disponibilizar os lotes para venda, a urbanizadora responsável irá preparar a infraestrutura básica, incluindo água, eletricidade, saneamento e pavimentação das vias. Também podem ser criadas áreas verdes e outros detalhes para proporcionar mais qualidade de vida aos futuros moradores.

Venda dos lotes: cada lote é disponibilizado individualmente, permitindo que os compradores escolham o terreno mais adequado às suas necessidades.

Construção das casas: após a compra do lote, os proprietários têm a liberdade de iniciar a construção de suas casas de acordo com seus próprios planos e preferências.

Desenvolvimento da comunidade: conforme mais pessoas constroem suas casas e se mudam para o loteamento, uma comunidade começa a se formar, trazendo diversos benefícios.

Qual a diferença entre loteamento aberto e fechado?

Compreender a diferença entre um loteamento aberto e um loteamento fechado é importante para fazer a escolha mais adequada às suas necessidades e preferências. Acompanhe para entender as particularidades de cada um.

Loteamento aberto

Acesso público: em um loteamento aberto, os lotes estão acessíveis ao público em geral. Isso significa que qualquer pessoa poderá circular pelas vias do local.

Infraestrutura compartilhada: toda a infraestrutura do loteamento é compartilhada entre os moradores e a comunidade local.

Flexibilidade para a construção: os proprietários têm a liberdade de construir suas casas de acordo com suas próprias preferências e necessidades, desde que sigam as regulamentações locais.

Taxas: por se tratar de uma área de uso público, não há taxas para manutenção das vias, sendo essa uma responsabilidade da prefeitura.

Loteamento fechado

Restrição de acesso: somente funcionários, moradores e seus convidados podem acessar um loteamento fechado.

Segurança: possui portaria, cercas e vigilância, para garantir o acesso apenas de pessoas autorizadas.

Padrões de construção: geralmente, os loteamentos fechados têm padrões de construção mais rigorosos e todas as casas devem seguir determinado padrão ou estilo arquitetônico, mantendo uma estética uniforme.

Taxas: costuma ser cobrada uma taxa mensal dos moradores para manutenção das áreas comuns e custeio do salário dos profissionais, como porteiros e responsáveis pela limpeza do local.

Como se pode ver, cada tipo de loteamento tem suas particularidades, sendo importante conhecê-las para tomar a melhor decisão conforme as próprias expectativas e necessidades.

Vantagens de morar em um loteamento aberto

Se você pretende optar por um loteamento aberto, veja quais são as principais vantagens que essa decisão pode proporcionar a você e sua família.

Liberdade de construção: o fato de não precisarem seguir um padrão de construção, proporciona uma oportunidade única de personalizar a casa de acordo com seu estilo de vida e preferências.

Área planejada por uma urbanizadora: diferentemente de uma região tradicional, um loteamento aberto foi planejado por uma urbanizadora. Isso significa viver em um local pensado para proporcionar praticidade e qualidade de vida aos moradores.

Acesso a serviços e comodidades: muitos loteamentos abertos são desenvolvidos com acesso próximo a serviços e comodidades essenciais, como escolas, lojas, parques, hospitais e áreas de lazer. Isso proporciona ainda mais conveniência aos moradores, tornando o dia a dia mais fácil e agradável.

Custo acessível: em comparação com outros tipos de comunidades planejadas, os lotes em um loteamento tendem a ser mais acessíveis. Isso faz com que mais pessoas possam conseguir realizar o sonho da casa própria.

Viu só quantos benefícios um loteamento aberto pode proporcionar? Aproveite para conhecer os empreendimentos da AVT Incorporadora, onde irá encontrar confiança para sonhar e solidez para construir!